sábado, 2 de novembro de 2013

O CUIDADO COM AQUILO QUE FALAMOS

Nesta lição veremos quão poderoso é o dom da comunicação que Deus outorgo aos seres humano, e
Quando bem utilizado traz alegria e edificação, porem quando mau utilizado traz tristeza e muita destruição. Estará sendo analisado o uso desse pequeno órgão de nosso corpo pela ótica bíblica.
1º) O PODER DAS PALAVRAS 
 A) Palavra que matam
(Pv 18.20,21)  Do fruto da boca de cada um se fartará o seu ventre; dos renovos dos seus lábios ficará satisfeito. A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto. O nosso comentário sera curto dentro dos tópicos,pois os versículos aqui sitado falara muito por si só, vejamos os versículos  acima citado, o Sábio trata do relacionamento entre as palavras ditas, e o procedimento através da ação que a mesma  produzira. O apostolo Tiago em sua epístola universal no capitulo 3 ele trata desse assunto de forma singular. 2  Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. 3  Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.4  Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.5  Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.6  A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.7  Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; 8  Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
Um exemplo clássico de demostração do poder e ação das palavras proferida,estar registrado no livro da  (Rainha Ester 6.6-10) e destaque para o final do verso 10. E, entrando Hamã, o rei lhe disse: Que se fará ao homem de cuja honra o rei se agrada? Então Hamã disse no seu coração: De quem se agradaria o rei para lhe fazer honra mais do que a mim?7  Assim disse Hamã ao rei: Para o homem, de cuja honra o rei se agrada,8  Tragam a veste real que o rei costuma vestir, como também o cavalo em que o rei costuma andar montado, e ponha-se-lhe a coroa real na sua cabeça.
9  E entregue-se a veste e o cavalo à mão de um dos príncipes mais nobres do rei, e vistam delas aquele homem a quem o rei deseja honrar; e levem-no a cavalo pelas ruas da cidade, e apregoe-se diante dele: Assim se fará ao homem a quem o rei deseja honrar!10  Então disse o rei a Hamã: Apressa-te, toma a veste e o cavalo, como disseste, e faze assim para com o judeu Mardoqueu, que está assentado à porta do rei; e coisa nenhuma omitas de tudo quanto disseste.
B) Palavras que vivificam
Nos os cristãos fomos chamados principalmente para produzir vida por meio da palavra, aja visto ter dito o Senhor Jesus em João 6, 63 O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida. O evangelho é para salvação por meio das palavras que pregamos, a e transformação por meio da ação do Espirito Santo (Lc.9) .54  E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez?55  Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois.56  Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia
2º) CUIDADO COM A LINGUÁ 
A) Evitando a tagarelice 
Tagarela é que  fala muito e impensadamente, por isso
cuidado para com o uso da linguá em nosso contexto e´severamente importante, lembremo-nos o que disse o nosso Senhor Jesus ( Mt. 12.)36  Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.37  Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado. veja que as palavras decidirão o futuro eterno dos homens. (Ap 20)12  E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
B)Evitando a maledicência
3º) O BOM USO DA LINGUÁ
A) Quando a Linguá edifica o próximo
B) A nossa linguá adorando a Deus 
4º) SALOMÃO E TIAGO
A) Uma palavra ao aluno
Salomão traz uma palavra de aconselhamento ao alunos
B) Uma palavra ao mestre
o apostolo Tiago de contrapartida exorta aos mestre(Tg.3)1 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário