sábado, 20 de julho de 2013

LIÇÃO Nº 3 O comportamento dos cidadão de céu


Introdução

O comportamento é a ação expressada pelo ser humano através de suas atitudes no cotidiano em que vivi. Sendo que o ambiente terá certa influencia no tipo de comportamento que o mesmo expressa, em si tratando de ambiente Cristão o comportamento deve expressa aquilo que aprendemos com e de Jesus Cristo.      




 1° Tópico 

O comportamento dos cidadão de céu

Nos tornamos cidadães do céu e para tanto temos que nos comporta com tais.(Fp.3;20)
   Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,.
O salmista já tinha essa consciência de ser um cidadão do céu se expressando dessa forma: (Sl.119:19)  Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos.
Os mandamentos de Deus é que Modela o comportamento do cidadão do céu. 
Diversas passagens bíblicas descreve o modelo ideal do cidadão do céu, entre elas faremos menção de duas a primeira é no AT(Sl.15) SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
2  Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
3  Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;
4  A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda.
5  Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.
Não se faz nessesario comentar este salmo para que auguem o entenda, a outra passagem estar no NT.(Mt.5.2-16)2  E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
3  Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
4  Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
5  Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;6  Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
7  Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
8  Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
9  Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
10  Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
11  Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
12  Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Os discípulos são o sal da terra e a luz do mundo
13  Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
14  Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
15  Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
16  Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
O Versículo 16 se torna a chave do aprendizado, pois para que veja os vossos bons comportamento e glorifique ao vosso Pai, que está no Céu.

2° tópico

O comportamento ante a oposição 

O simples fato de agirmos conforme os mandamentos de Deus isso não nos isentara das oposições 
(Mt. 5.10,11)10  Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;11  Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
E devemos entender oposição ai vindo de ambos os lado tanto dos de dentro(Igreja) como dos de fora (Mundo). At.20.29,3029  Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho;
30  E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.
Então como se comporta quando da oposição seja de que lado for! primeiro devemos entender o que Jesus ensinou. fizera com ele,e fará conosco.(Mt.10.24 25)  Não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor.25  Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos?.
COMPORTAMENTO COM OS DE FORA
Para com os de fora o Exemplo do profeta Daniel ante aos seus acusadores. (Dn.6.4-10)
4  Então os presidentes e os príncipes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa.
5  Então estes homens disseram: Nunca acharemos ocasião alguma contra este Daniel, se não a acharmos contra ele na lei do seu Deus.6  Então estes presidentes e príncipes foram juntos ao rei, e disseram-lhe assim: Ó rei Dario, vive para sempre!
7  Todos os presidentes do reino, os capitães e príncipes, conselheiros e governadores, concordaram em promulgar um edito real e confirmar a proibição que qualquer que, por espaço de trinta dias, fizer uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, e não a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões.
8  Agora, pois, ó rei, confirma a proibição, e assina o edito, para que não seja mudado, conforme a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar.9  Por esta razão o rei Dario assinou o edito e a proibição.
10  Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.
COMPORTAMENTO COM OS DE DENTRO
Tomemos o exemplo de nosso mestre o SENHOR JESUS mesmo sabendo quem era judas lhe entregou a tesouraria.(Jo10.4 -8) Então, um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse:5  Por que não se vendeu este ungüento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres?
6  Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava.7  Disse, pois, Jesus: Deixai-a; para o dia da minha sepultura guardou isto;
8  Porque os pobres sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes.
Que o Senhor nosso Deus nos ajude fazer desses ensino o nosso comportamento como cidadães do céu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário